14 setembro 2017

Das ilusões.



Significado de Iludido. adjetivoEnganado; que acreditou em algo falso; que foi induzido ao erro: comerciante foi iludido pelos preços, mas os produtos eram péssimos. Ingênuo; que acredita em qualquer coisa e/ou pessoa. Que vive no mundo das ilusões; que confunde a aparência com a realidade.


O significado da palavra não é o exato que penso, não sou enganada, mas me iludo nas profundezas, evitando a todo custo encostar nas bordas cortantes da minha vida, quando tenho lampejos, percebo que apesar das escolhas, quase nada me deixa feliz na minha vida, penso: isso é  é só percepção mesmo? Quando as coisas se fundem, a percepção... é como acender um holofote e ver o vazio, a aridez, as coisas que foram se perdendo ao longo dos dias, "tudo é uma questão de dias" - diria uma pessoa próxima a mim, mas não entendo, porque ninguém mais é próximo a mim, vivo dentro de algo que acreditava firmemente ser um muro, mas era só um balde, um balde que enchi com tudo o que estava a mão para me sentir mais segura, quase feliz, feliz é a palavra que mais causa infelicidade, todos os dias você quer ser feliz, quer estar feliz e nunca sabe se está ou não feliz porque essa palavra jamais foi entendida, quanto mais cheio era o balde, mais segura me sentia, era estar rodeada, um dia... de cheio demais, o balde quebrou e tudo se espalhou, estatelada, uma perna para cada lado olhei para cima, fiquei lá olhando e pensando, cadê meu balde/muro, cadê todas as coisas que coloquei aqui para? Se foram. Um dia por cima do outro, um pé na frente do outro, um dia eu tinha 18 anos, hoje já tenho mais...


O passado parece ter um brilho diferente, mas isso é só mais uma ilusão, estive tão desesperada vezes antes, mais antes ou menos antes, mais ou menos desesperada também.


O interessante do desespero, é que é uma ansiedade sem começo nem fim, é um estado puro e febril, sem descanso, onde tudo é desespero, pode durar minutos, horas, dias, é como tentar vomitar sem boca, imagina?


Nunca pensei na solidão, exceto quando preciso das pessoas, o que é uma necessidade estranhíssima, não é como fome e vontade de fumar, é querer enfiar elas no balde (que não existe mais) e ao mesmo tempo querer que nunca entrem no balde (que não existe mais).


A sensação de estar segura é tudo o que busquei, tudo que não consegui, tudo o que me destruiu, a vontade de querer estar segura fora do útero é o que nos torna tão desprezíveis, a aceitação final da segurança eterna inexistente, a aceitação que o balde nunca retornará, é o que me faz respirar uma vez pra dentro e outra para fora, o desconhecido, tão amedrontador, pavoroso,, é o que restou, já que o restante retirado foi.


Despida de qualquer expectativa, essa que me levou a tantos lugares do qual realmente nunca estive, vi, a pessoa que era, a pessoa que sou, uma pessoa comum, nem sortuda nem azarada, só mais uma entre tantos que queria ser especial, queria ser a escolhida e foi, em algum momento que já passou.


Não renego nem meu futuro nem meu passado, nego meu presente enquanto trabalho para comprar se não um novo balde, pelo menos uma bacia grande.






Nenhum comentário: